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E se trocássemos o obedecer pelo cooperar?
Você preferiria obedecer uma ordem ou cooperar para resolver uma situação? Já pensou sobre isso?
Quando buscamos que a criança nos obedeça é porque não alcançamos ferramentas para envolvê-las no processo. Por vezes deixando de lado decisões respeitosas, sem escuta empática e não observando sua necessidade de sentimento. .
Deduzimos assim o que é importante para as crianças. Fazendo isso trazemos estratégias que não estimulam as crianças a entrarem em contato com elas mesmas. Criando sempre a necessidade de responder aos desejos do outro. .
- Obedecer: “Eu preciso ser obediente porque isso agrada e, para eu ser amada, preciso agradar”.
. - Cooperar: “por que que eu preciso fazer as coisas?” e “é importante para mim também?”. Assim, ela revê sua responsabilidade, seus valores e vontades. Então, o “porque” é completamente diferente.
Como conseguir a cooperação:
- Expressar a compreensão pelo sentimento da criança;
- Mostrar empatia sem necessariamente concordar (validar emoções)
- Compartilhar com eles nossos sentimentos e percepções
- Convidar a criança a pensar em uma solução
(Material de apoio: livro “Disciplina positiva” Jane Nelsen)