Blog
Disciplina Positiva X Pertencimento
Qual a relação entre elas?
Nessa quarentena tenho perdido as contas de quantas vezes tenho agradecido a disciplina positiva por existir. A sensação que tenho é que vários mini surtos maternos são evitados utilizando algumas estratégias da DP.
Essa resolvi compartilhar com vocês: Ontem enquanto meu marido e meu filho mais novo cochilavam depois do almoço, resolvi ler um pouco. Acontece que o Samir não queria deixar de jeito algum. Me abraçava, deitava em cima, rodava a cama e nada de conseguir estudar. Eu já tinha começado a reclamar dele quando me dei conta que ele queria alguma forma de se sentir pertencido e amado naquela situação. Abri a gaveta do criado mudo e achei um livro velho que não me interessava. Entreguei para ele junto com um marca texto e em alguns segundos estávamos desenvolvendo, lado a lado, a mesma atividade: "lendo" e "grifando as partes mais importantes".
Foram mais de 40 minutos engajados e com algumas interrupções, claro, naquelas atividades, até que ele por conta própria, resolveu deitar ao lado do pai e cochilar também. Muito mais que técnicas, Disciplina Positiva fala sobre empatia. Sobre olhar o mundo com os olhos do outro.
Aí, filhos. Quanto aprendizado vocês me trazem dia após dia. ?